quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tour de France 2012



ROTA DO TOUR DE FRANCE 2012

 Correndo a partir de sábado 30 de junho a domingo 22 de julho de 2012,
a 99 Tour de France será composta por um prólogo e 20 etapas, e cobrirá
uma distância total de 3.479 quilômetros.
Estas fases têm os seguintes perfis:

Aspectos distintivos da raça

9 etapas planas
4 médio etapas de montanha - um com acabamento cúpula
5 etapas de montanha - duas com um acabamento de cúpula
2 individuais contra-relógio de estágios
1 prólogo
2 dias de descanso

9 novas cidades estágio

Abbeville,
Annonay Davézieux,
Bellegarde-sur-Valserine,
La Belles planche des Filles,
Peyragudes,
Porrentruy,
Samatan,
Tomblaine,
e Visé


                                               David Millar vence 12ª etapa do Tour





Britânico bate Jean-Christophe Peraud no sprint em Annonay Davezieux; Wiggins segue de amarela
13/07/2012

O britânico David Millar (Garmin-Sharp) venceu a 12ª etapa do Tour de France – um percurso de 226 km entre Saint-Jean-de-Maurienne e Annonay Davezieux. Millar foi um dos integrantes da fuga do dia e superou no sprint final o francês Jean Christophe Peraud (Ag2r), com Egoi Martinez (Euskaltel) terminando com a terceira posição em um estágio em que o pelotão decidiu “descansar”, o que permitiu mais um sucesso da fuga, que teve ainda Robert Kiserlovski (Astana) e Ciryl Gautier (Europcar).

Contrarrelogista nato, Millar foi um dos destaques do Giro d’Italia do ano passado quando vestiu a maglia rosa na primeira semana da competição e festejou o fato de vencer uma etapa solo, que representou seu quinto triunfo no Tour de France, depois de imprimir um forte ritmo nos últimos dois quilômetros e quebrar parte da fuga antes de bater Peraud no sprint.

Já Bradley Wiggins (Sky) manteve a vantagem de mais de dois minutos sobre os rivais e defendeu a camisa amarela por mais uma etapa, terminando o dia com quase 8 minutos de atraso em relação a fuga, mas administrando sua posição dentro da prova. O dia foi tranquilo para a Sky e não houve mudanças significativas na classificação geral.

Na subida final em Davezieux, Peter Sagan trabalhou para mais uma tentativa de ataque de Vincenzo Nibali – ambos da Liquigas -, mas o siciliano logo foi neutralizado pelo pelotão . Já Sagan, que luta pela classificação de pontos e é o atual camisa verde protagonizou um episódio à parte no sprint do grupo principal ao se desentender com o australiano Matt Goss (GreenEdge). Goss acabou em 6º e Sagan foi o 7º.

Uma grande fuga foi protagonizada no início do dia, mas com duas subidas de categoria 1 nos primeiros 80 km da etapa, o grupo de escapados ficou reduzido aos cinco ciclistas que seguiram juntos até o final da etapa. Peter Sagan também tentou se conectar aos escapados, mas foi marcado pelo grupo principal.


O alemão Andre Greipel conquistou sua terceira vitória neste Tour de France após superar Peter Sagan (Liquigas) no sprint final em Le Cap d'Agde. Os dois são os ciclistas mais vitoriosos da competição até aqui. Edvald-Boasson Hagen (Sky) terminou em terceiro.

Uma das surpresas do dia foi à disposição de Bradley Wiggins, que puxou o pelotão nos metros finais e embalou Boasson-Hagen para tentar a vitória para o time Sky.

Mais uma vez a Lotto-Belisol não decepcionou, fez o trabalho todo nos últimos quilômetros do estágio, e Greipel recompensou os esforços de seus companheiros, ainda mais com um dos seus principais rivais fora do sprint. Mark Cavendish (Sky) – e outros sprinters - não resistiu a subida com 10% de inclinação a 25 km da meta e novamente foi um coadjuvante, cruzando a linha de chegada com oito minutos de atraso.

A quebra no Mont Saint-Clair começou com Cadel Evans (BMC), com Jürgen Van den Broeck (Lotto) e Philippe Gilbert, também da BMC, acompanhando o australiano. Evans assegurou o prêmio de montanha e seu movimento encerrou a principal fuga do dia, com o último remanescente sendo Michael Morkov (Saxo Bank). Porém, mais uma vez a Sky e Wiggins mostraram competência e impediram qualquer ameaça a camisa amarela.

Nos últimos 15 km, Alexander Vinokourov (Astana) protagonizou um ataque, com Michael Albasini (GreenEDGE) seguindo com o cazaque logo depois. A dupla conseguiu uma vantagem de 20 segundos, mas foi capturada a menos de cinco quilômetros do final. Luis Leon Sanchez (Rabobank) também tentou a sorte, mas a decisão acabou no sprint final.
Geral 1 Bradley Wiggins (GBR) Sky 59:32:32
2 Christopher Froome (GBR) Sky 0:02:05
3 Vincenzo Nibali (ITA) Liquigas-Cannondale 0:02:23
4 Cadel Evans (AUS) BMC Racing 0:03:19
5 Jurgen Van Den Broeck (BEL) Lotto Belisol 0:04:48
6 Haimar Zubeldia Agirre (ESP) RadioShack-Nissan 0:06:15
7 Tejay Van Garderen (EUA) BMC Racing Team 0:06:57
8 Janez Brajkovic (ESL) Astana 0:07:30
9 Pierre Rolland (FRA) Europcar 0:08:31
10 Thibaut Pinot (FRA) FDJ-Big Mat 0:08:51



                                                   Goss é punido; Sagan diz: "era óbvio"

Confusão aconteceu nesta sexta-feira na 12ª etapa do Tour de France; os dois lutam pela camisa verde
13/07/2012



Sagan discute com Goss


No final da 12ª etapa do Tour de France, que teve a vitória de David Millar, um fato curioso chamou a atenção: um bate-boca entre o australiano Matthew Goss e o eslovaco Peter Sagan (Liquigas) no sprint do pelotão. Goss, a princípio, levou a melhor e terminou com a sexta posição, mas após uma análise dos diretores de prova o caso ganhou uma reviravolta com a desclassificação do ciclista da GreenEDGE.

O sprinter australiano não manteve uma trajetória em linha reta na chegada em Annonay Davezieux e se deslocou para a esquerda, dificultando a ação do eslovaco – ambos duelam pela classificação por pontos.

Com a evidência do traçado tomado por Goss, ele acabou caindo para a sétima posição e foi penalizado na luta pela camisa verde ao perder 30 pontos e mais 30 segundos na classificação geral, o que fez com que o título na classificação por pontos se aproxime ainda mais de Sagan.

"Nas fotos você pode ver o que Goss fez. O júri decide não eu, mas eu acho que fica evidente o que ele fez. Nós dois estamos lutando pela camisa verde e a luta continua, mas espero vencer esta batalha ", disse o eslovaco antes mesmo de qualquer pronunciamento da organização do Tour. antes de conhecer a decisão dos juízes.

Após a decisão, Sagan tem 56 pontos de vantagem sobre o australiano: 254 a 198. Os dois devem se confrontar mais uma vez neste sábado, no percurso de 217km entre Saint-Paul-Troix-Chateaux e Le Cap D´Agde, que provavelmente terá a vitória de um velocista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião