sábado, 5 de maio de 2012

Giro D`italia 2012

                                     
                                    1ª ETAPA DO GIRO D`ITALIA 2012 04/05





Phinney repetiu no Giro o desempenho de Trentino

Michele Scarponi (Lampre), que herdou o título de Alberto Contador, abriu o Giro d’Italia com a maglia rosa – um gesto simbólico para celebrar a conquista do italiano -, mas quem vestiu a primeira camisa rosa em 2012 foi o norte-americano Taylor Phinney, da BMC.

No contrarrelógio individual de 8.7 km em Herning (Dinamarca), que marcou o início da competição, Phinney, que era cotado como um dos favoritos, superou outros grandes nomes como Geraint Thomas (Sky), Alex Rasmussen (Garmin), Manuele Boaro (Saxo Bank) e Gustav Larsson (Vacansoleil).

Com o tempo de 10min26s, Taylor Phinney assegurou a primeira posição, com nove segundos de vantagem sobre Thomas, enquanto Rasmussen encerrou os três primeiros colocados.

Entre os favoritos ao título, boas apresentações de Hesjedal , Kreuziger e Basso. Já Gadret e Scarponi decepcionaram. O ciclista da Lampre, com 11min32s, perdeu quase um minuto em relação aos seus principais rivais na luta pela maglia rosa e terá que reverter o quadro nas etapas de montanha.

Neste domingo, acontece a segunda etapa do Giro 2012, com uma etapa plana de 206 quilômetros – primeira chance para os velocistas buscarem a vitória e lutarem para vestir a camisa vermelha (pontos).

Classificação CRI

1 Taylor Phinney (USA) BMC Racing Team 0:10:26
2 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling 0:00:09
3 Alex Rasmussen (Den) Garmin-Barracuda 0:00:13
4 Manuele Boaro (Ita) Saxo Bank 0:00:15
5 Erik Gustav Larsson (Swe) Vacansoleil-DCM 0:00:22
6 Ramunas Navardauskas (Ltu) Garmin-Barracuda
7 Brett Lancaster (Aus) Orica-GreenEdge 0:00:23
8 Marco Pinotti (Ita) BMC Racing Team 0:00:24
9 Jesse Sergent (NZL) RadioShack-Nissan 0:00:26
10 Nelson Oliveira (Por) RadioShack-Nissan 0:00:27






______________________________________________________________________________________________





Cavendish supera Goss e vence 2ª etapa no Giro

O britânico Mark Cavendish (Sky) havia afirmado antes do início do Giro d’Italia que seis etapas tinham o perfil compatível com suas características e onde ele buscaria vitórias – a primeira veio neste domingo na segunda etapa dia 6 de Maio de 2012.

O atual campeão mundial¸ apesar dos esforços dos rivais, foi o mais rápido e venceu o sprint final em Herning (Dinamarca) após percorrer 206 quilômetros. Com um grande trabalho da Sky, principalmente de Geraint Thomas, que embalou Cavendish nos metros finais, o ciclista da Ilha de Man superou Matt Goss (GreenEDGE) e Geoffrey Souppe (FDJ-BigMat), que foi a surpresa do dia ao conquistar o terceiro lugar.

A etapa teve um final conturbado e cercado por emoções. O maglia rosa Taylor Phinney (BMC), com problemas mecânicos, chegou a ter a liderança ameaçada a 7 km do final, mas o bom trabalho dos companheiros de equipe recolocaram o norte-americano no pelotão.

Já nos últimos 500 metros, Theo Bos (Rabobank) perdeu o traçado na curva que antecedia o sprint e sofreu uma queda, que também envolveu Alexander Kristoff (Katusha) e deixou a luta pela vitória restrita a um pequeno número de ciclistas.

A principal fuga do dia foi marcada por Alfredo Balloni (Farnese Vini), Olivier Kaisen (Lotto Belisol) e Miguel Rubiano (Androni Giacattoli-Venezuela), mas o grupo de escapados foi neutralizado com 20 quilômetros para a meta.

Classificação da etapa

1 Mark Cavendish (GBr) Sky Procycling 4:53:12
2 Matthew Harley Goss (Aus) Orica GreenEdge Cycling Team
3 Geoffrey Soupe (Fra) FDJ-Big Mat
4 Tyler Farrar (USA) Garmin - Barracuda
5 Roberto Ferrari (Ita) Androni Giocattoli
6 Mark Renshaw (Aus) Rabobank Cycling Team
7 Thor Hushovd (Nor) BMC Racing Team
8 Daniele Bennati (Ita) RadioShack-Nissan
9 William Bonnet (Fra) FDJ-Big Mat
10 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling

Classificação geral

1 Taylor Phinney (USA) BMC Racing Team 5:03:38
2 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling 0:00:09
3 Alex Rasmussen (Den) Garmin - Barracuda 0:00:13
4 Manuele Boaro (Ita) Team Saxo Bank 0:00:15
5 Gustav Larsson (Swe) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:00:22
6 Ramunas Navardauskas (Ltu) Garmin - Barracuda
7 Brett Lancaster (Aus) Orica GreenEdge Cycling Team 0:00:23
8 Marco Pinotti (Ita) BMC Racing Team 0:00:24
9 Jesse Sergent (NZl) RadioShack-Nissan 0:00:26
10 Nelson Oliveira (Por) RadioShack-Nissan 0:00:27

________________________________________________________________________________


                                                                   Ele não perdoa!                      10/05/2012




Ele não perdoa!
Na 5ª etapa do Giro, Mark Cavendish supera Goss






Cavendish, com sua filha, no pódio
Por Tadeu Matsunaga

O britânico Mark Cavendish (Sky) conquistou sua segunda vitória no Giro d’Italia 2012 e, pois fim a qualquer questionamento sobre sua condição física após a queda na 3ª etapa da competição. Cavendish superou no sprint final Matthew Goss (GreenEDGE) e Dani Bennati (RadioShack). Aliás, os três velocistas foram um dos poucos velocistas remanescentes na etapa desta quinta-feira, com 199km entre Modena e Faro.

O perfil altimétrico do estágio mostrava que, nos 30 quilômetros finais, trechos de ascensão estariam presentes no percurso, e foi exatamente ali que as coisas começaram a se decidir, com a Liquigas assumindo o controle do pelotão. O forte ritmo imposto pelos italianos promoveu inúmeras quebras no grupo principal – muitos deles sprinters.

Thor Hushovd, Andrea Guardini, Theo Bos, Tyler Farrar, JJ Haedo e Roberto Ferrari foram alguns que ficarão pelo caminho nas subidas, enquanto Sky, GreenEDGE e RadioShack conduziam Mark Cavendish, Goss e Bennati para a meta. O trabalho do time britânico, criticado por não embalar Cav nas etapas anteriores, foi preciso; uma escolta nas subidas e o trem no plano.

Giovanni Visconti (Movistar) e Sacha Modolo (Colnago), com cerca de três quilômetros para o final, tentaram um ataque em fuga, mas foram neutralizados pelo pelotão, liderados pela Astana e Sky.

No sprint final, Cavendish, que horas antes da etapa havia afirmado ter motivação extra pela presença da esposa e filha na meta em Faro, mostrou – novamente – porque é o melhor sprinter da atualidade e campeão mundial. Ele superou Goss e arrematou mais um triunfo na competição.

Taylor Phinney, já sem a camisa de líder, mais uma vez sofreu uma queda e, assim como boa parte dos não escaladores, terminou com atraso em relação ao pelotão principal. Já Ramunas Narvadaukas (Garmin) manteve a maglia rosa.

Classificação etapa

1 Mark Cavendish (GBr) Sky Procycling 4:43:15
2 Matthew Harley Goss (Aus) Orica GreenEdge Cycling Team
3 Daniele Bennati (Ita) RadioShack-Nissan
4 Robert Hunter (RSA) Garmin - Barracuda
5 Sacha Modolo (Ita) Colnago - CSF Inox
6 Alexander Kristoff (Nor) Katusha Team
7 lia Favilli (Ita) Farnese Vini - Selle Italia
8 Manuel Belletti (Ita) AG2R La Mondiale
9 Arnaud Demare (Fra) FDJ-Big Mat
10 Jonas Aaen Jörgensen (Den) Team Saxo Bank

Classificação geral

1 Ramunas Navardauskas (Ltu) Garmin - Barracuda 14:45:13
2 Robert Hunter (RSA) Garmin - Barracuda 0:00:05
3 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:00:11
4 Matthew Harley Goss (Aus) Orica GreenEdge Cycling Team 0:00:13
5 Mark Cavendish (GBr) Sky Procycling 0:00:14
6 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling 0:00:16
7 Manuele Boaro (Ita) Team Saxo Bank 0:00:19
8 Christian Vande Velde (USA) Garmin - Barracuda 0:00:26
9 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:00:30
10 Alexander Kristoff (Nor) Katusha Team




Domenico Pozzovivo (Colnago) fez a alegria dos compatriotas italianos em Lago Laceno, e conquistou a 8ª etapa do Giro d’Italia. Pozzovivo protagonizou um ataque na última montanha do dia, com cerca de 10 km e picos de 9.5% de inclinação, e assegurou a vitória com uma vantagem de 27 segundos sobre o grupo maglia rosa.

Benat Intxausti (Movistar) foi o único que, de alguma forma, ameaçou as chances de vitória do ciclista italiano. Principal nome do time espanhol ao lado de Giovanni Visconti, Intxausti também lançou um ataque na perseguição a Pozzovivo, mas teve que se contentar com a segunda posição. Mesmo sem a vitória, o resultado foi suficiente para colocar o escalador no top 5 na classificação geral.

A principal fuga teve Tomasz Marczynski (Vacansoleil) e Andrey Amador (Movistar), mas o bom trabalho do pelotão, sempre liderado pela Astana e Liquigas, neutralizou a ação dos escapados antes do início da última montanha do dia. A tônica foi similar a do estágio anterior, com os principais interessados na luta pela camisa rosa encabeçando o grupo.

O forte ritmo imposto pela Astana, liderada pelo russo Petrov, promoveu inúmeras quebras no grupo e colocou em dificuldades o atual líder da competição, o canadense Ryder Hesjedal (Garmin), que inúmeras vezes esteve na parte de trás do grupo e lutou para não perder contato com seus principais rivais.

Com os últimos 4 km de percurso sendo no terreno plano, Hesjedal conseguiu resistir bravamente no grupo principal, e manteve a primeira posição. Entretanto, o segundo lugar de Intxausti e a terceira posição de Joaquim Rodriguez (Katusha) – no Giro, os três primeiros bonificam com tempos -, aproximou os dois ciclistas de uma disputa pela cobiçada maglia rosa.

Nesta segunda-feira, após três estágios de média-montanha, o pelotão terá um dia mais tranqüilo, com uma etapa plana, mas com um trecho de leve ascensão próximo a meta, o que promete alguns ataques.

Etapa
1 Domenico Pozzovivo (Ita) Colnago - CSF Inox 6:06:05
2 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team 0:00:23
3 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:00:27
4 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
5 Dario Cataldo (Ita) Omega Pharma-Quickstep
6 Damiano Caruso (Ita) Liquigas-Cannondale
7 Gianluca Brambilla (Ita) Colnago - CSF Inox
8 Bartosz Huzarski (Pol) Team NetApp
9 José Rujano Guillen (Ven) Androni Giocattoli
10 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale

Geral
1 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 32:23:25
2 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:00:09
3 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 0:00:15
4 Roman Kreuziger (Cze) Astana Pro Team 0:00:35
5 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team
6 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:40
7 Damiano Caruso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:45
8 Dario Cataldo (Ita) Omega Pharma-Quickstep 0:00:46
9 Frank Schleck (Lux) RadioShack-Nissan 0:00:48
10 Eros Capecchi (Ita) Liquigas-Cannondale 0:00:52



Joaquim Rodriguez (Katusha) venceu a 17ª etapa do Giro d’Italia 2012 – um percurso de 186 km entre Falzes/Pfalzen e Cortina d'Ampezzo -, marcado pela dramaticidade com quatro subidas categorizadas e segue com a maglia rosa para as Dolomitas após superar seus principais rivais nesta quarta-feira.

Um grupo com cerca de 30 ciclistas chegou à subida final, o Passo Giau, com 10 km de extensão, média de 9.3% de inclinação e picos de 14%. Com a Liquigas-Cannondale ditando o ritmo na montanha, as quebras foram constantes e colocaram alguns fortes nomes fora da luta pelo título do Giro, com apenas seis ciclistas resistindo ate o topo da montanha: Rodriguez, Ivan Basso (Liquigas), Michele Scarponi (Lampre), Ryder Hesjedal (Garmin), Rigoberto Uran (Sky) e Domenico Pozzovivo (Colnago).

Com uma descida de 18 km até a linha de chegada quem levou a melhor foi ‘Purito’ Rodriguez, que superou no sprint final Basso e Hesjedal e assegurou seu segundo triunfo na competição neste ano e, por fim, manteve a camisa rosa.

Nomes como Damiano Cunego, Benat Inxtausti, Johan Gadret e Mikel Nieve terminaram o estágio com um atraso de 1min22s, mas ainda seguem na luta para figurar entre os dez primeiros na classificação final em Milão. Quem desapontou foi Roman Kreuziger (Astana), que sobrou no começo da última montanha e terminou com mais de onze minutos de atraso.

A principal fuga do dia foi de Matteo Rabottini (Farnese Vini-), Branislau Samoilau (Movistar), Kevin Seeldraeyers (Astana), Matteo Montaguti (AG2R-La Mondiale), e José Serpa (Androni). Seeldrayers conquistou o prêmio de ciclista mais combativo do dia, enquanto Rabottini ampliou sua vantagem na classificação de montanha.

Nesta quinta-feira, acontece a última etapa plana da competição com 139 km que ligam San Vito di Cadore a Vedelago.

Class.Etapa
1 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 5:24:42
2 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale
3 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda
4 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling
5 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD
6 Domenico Pozzovivo (Ita) Colnago - CSF Inox 0:00:02
7 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team 0:01:22
8 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team
9 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
10 Johann Tschopp (Swi) BMC Racing

Class.Geral
1 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 74:46:46
2 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:00:30
3 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:01:22
4 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD 0:01:36
5 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:02:56
6 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team 0:03:04
7 Domenico Pozzovivo (Ita) Colnago - CSF Inox 0:03:19
8 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 0:04:13
9 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:04:38
10 Sergio Luis Henao Montoya (Col) Sky Procycling 0:04:42



Um impressionante Thomas De Gendt (Vacansoleil) arrematou a vitória na etapa-rainha do Giro d’Italia 2012, com encerramento no topo do Stelvio. O italiano Damiano Cunego (Lampre) terminou em segundo, enquanto Mikel Nieve (Euskaltel) ficou com a terceira posição.Com o resultado De Gendt saltou da oitava para a quarta colocação na classificação geral graças a um grande ataque ainda nos últimos metros de subida do Mortirolo e um desempenho histórico que lhe deixa em condições de lutar pelo título do Giro no contrarrelógio deste domingo em Milão.
A maglia rosa permaneceu com o espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha), que mostrou suas credenciais e honrou a importância de ser líder numa das principais provas do ciclismo mundial. Rodriguez se manteve entre os favoritos e protagonizou um ataque a cerca de 800 metros da meta, ampliando sua vantagem para Ryder Hesjedal (Garmin), que ainda assim tem grandes chances de lutar pelo título na crono.
O desenho do que seria a etapa começou na escalada do Mortirolo, onde Rodriguez lançou dois ataques selecionando o pelotão, mas sempre bem marcado por seus rivais. No entanto, o desfecho aconteceu no mítico Stelvio, com 22 km e picos de 12% de inclinação.
Com De Gendt, Cunego e Nieve escapados, os principais candidatos ao título se marcaram até os últimos quilômetros do Stelvio, sem nenhuma iniciativa efetiva por parte dos favoritos, que permaneceram juntos praticamente toda a escalada, com Ivan Basso (Liquigas) perdendo contato com Rodriguez, Scarponi e Hesjedal a dois quilômetros da meta.
Atual campeão do Giro, Scarponi atacou próximo ao topo, mas um surpreendente Rodriguez contra-atacou superando o italiano e Hesjedal, que ainda assim se manteve vivo na luta pela maglia rosa e deve muito disso a Christian Vande Velde, que encaminhou o líder da Garmin-Barracuda no Stelvio.
A principal fuga do dia foi marcada por : Vande Velde (Garmin-Barracuda), Roman Kreuziger (Astana), Damiano Caruso (Liquigas), José Serpa (Androni Giocattoli), Branislau Samoilau (Movistar), Oliver Zaugg (RadioShack ), Marco Carrara (Vacansoleil-DCM), Mathias Frank (BMC), Matteo Bono (Lampre), Alexander Kristoff (Katusha), Tom Slagter (Rabobank) e Matteo Rabottini (Farnese Vini).

 Etapa
1 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Cycling Team Pro 6:54:41
2 Damiano Cunego (Ita) Lampre - DSI 0:00:56
3 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:02:50
4 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Team Katusha 0:03:22
5 Michele Scarponi (Ita) Lampre - DSI 0:03:34
6 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:03:36
7 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:29
8 Rigoberto Uran Uran (Col) Procycling Sky 0:04:53
9 Sergio Luis Heano (Col) Sky 0:04:54
10 Ivan Basso (Ita) LIquigas -Cannondale 0:04:54

 Geral

1 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 91:04:16
2 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:00:31
3 Michele Scarponi (Ita) Lampre - ISD 0:01:51
4 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:02:18
5 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:03:18
6 Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD 0:03:43
7 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling 0:04:52
8 Domenico Pozzovivo (Ita) Colnago - CSF Inox 0:05:47


Hesjedal celebra o título do Giro


Como esperado por muitos, mas muito mais apertado do que se imaginava, Ryder Hesjedal (Garmin-Barracuda) conquistou a maglia rosa e terminou com o título do Giro d’Italia 2012 em Milão. Hesjedal, que iniciou o dia com uma desvantagem de 31 segundos para Joaquim Rodriguez (Katusha) reverteu à situação terminando 16 segundos à frente do espanhol na classificação geral.
Hesjedal terminou com o sexto melhor tempo na crono de 28 km, que teve como vencedor o italiano Marco Pinotti (BMC), que marcou o tempo de 33min06s – 39 segundos à frente de Geraint Thomas (Sky).
Para tristeza dos anfitriões, nenhum italiano ficou no pódio final da classificação geral ( o que não acontecia desde 1995), já que o belga Thomas De Gendt (Vacansoleil) acabou na terceira posição. De Gendt, que subiu para a quarta colocação depois de um ataque fenomenal na etapa-rainha do Giro, confirmou as expectativas e roubou o posto de Michele Scarponi (Lampre). Ivan Basso (Liquigas) fechou o top 5.
Mesmo sem o título no geral, Joaquim Rodriguez teve como consolo a maglia rossa (camisa vermelha), assegurando o título na classificação por pontos. Já Matteo Rabottini (Farnese), que conquistou uma das vitórias mais emocionantes da competição, ficou com a maglia azurra e venceu a classificação de montanha. Por fim, o colombiano Rigoberto Uran (Sky), sétimo no geral, terminou com o prêmio de melhor jovem.
 Etapa
1 Marco Pinotti (Ita) BMC Racing Team 33:06:00
2 Geraint Thomas (GBR) Procycling Sky 0:00:39
3 Jesse Sergent (NZL) RadioShack-Nissan 0:00:53
4 Alex Rasmussen (Den) Garmin - Barracuda 0:01:01
5 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Cycling Team Pro
6 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 0:01:09
7 Gustav Larsson (Swe) Vacansoleil-DCM Cycling Team Pro 0:01:14
8 Maciej Bodnar (Pol) Liquigas-Cannondale 0:01:15
9 Svein Tuft (Can) Orica GreenEdge Equipe de Ciclismo 0:01:22
10 Julien Vermote (Bel) Quickstep-Omega Pharma 0:01:23
 Geral
1 Ryder Hesjedal (Can) Garmin - Barracuda 91:39:02
2 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Team Katusha 0:00:16
3 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Cycling Team Pro 0:01:39
4 Michele Scarponi (Ita) Lampre - DSI 0:02:05
5 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:03:44
6 Damiano Cunego (Ita) Lampre - DSI 0:04:40
7 Rigoberto Uran Uran (Col) Procycling Sky 0:05:57
8 Domenico Pozzovivo (Ita) Colnago - CSF Inox 0:06:28






fonte: www.prologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião